terça-feira, 27 de setembro de 2022

O LEGADO DO Dr. OSCAR GEYER PARA NOVA PRATA.

A esquerda o Dr. Oscar Geyer e família.

Muitos pratenses desconhecem a história desse homem, o Dr. Oscar Geyer, médico e empresário no ramo de colonização de áreas rurais em Nova Prata e Bituruna no Paraná. Dr. Oscar era natural de Porto Alegre, veio para Nova Prata após se formar em medicina, juntamente com seu irmão, o Dr. Carlos Geyer, isso por volta de 1920. Aqui exerceu sua profissão em uma época que ainda não havia hospital, nem autmóvel para os deslocamentos, fazendo atendimentos a cavalo ou carroça. Sua área abrangia todo munícipio e regiões vizinhas, como Nova Bassano e Alfredo Chaves. Seu consultório era improvisado em uma farmácia que montou junto com Manoel Osório Mendes, Neco Bento, como era conhecido. O local da mesma era na esquina da rua Fernando Luzato com a Flores da Cunha, onde hoje fica o Banco do Brasil. Dr. Oscar também foi o fundador do Hospital Del Prete em Veranópolis, isso em 1966, nesse período o mesmo já estava praticamente abandonando os seus atendimentos como médico cirurgião.

Dr. Oscar tinha como paixão a política, ativista maragato e federalista, o mesmo defendia os ideias de Assis Brasil, o que lhe rendeu várias desavenças com os ximangos ou borgistas locais, como eram conhecidos. Em uma destas desavenças o mesmo sofreu um atentado à sua vida, deixando o mesmo gravemente ferido. O fato ocorreu quando ele voltava de um atendimento em Nova Bassano, mais precisamente na Linha 9ª, local onde ocorreu o crime. Dr. Oscar vinha a cavalo quando foi tocaiado por borgistas armados, na noite de 29 de Setembro de 1923. O mesmo foi brutalmente espancado por estes homens, que o obrigaram a fugir a pé e buscar ajuda em uma casa de um morador do local. Como já passava da 10 horas da noite, isso dificultou a policia localizar os seus algozes e os mandantes que encomendaram o ato, embora o mesmo tivesse suas suspeitas dos autores do atentado. Um ano mais tarde, em 24 de Setembro de 1924, um grande amigo seu e defensor, Gomercindo Osório Mendes não teve a mesma sorte. Em um baile no salão municipal do Prata, local onde hoje temos a farmácia Viva, na esquina do calçadão, no centro da cidade, o crime levou à morte Gomercindo e seu algoz, o subintendende de policia e borgista de sobrenome Castilhos. Gomercindo estava sentado junto ao balcão do salão, Castilhos encostou ao seu lado e deu uma tragada em seu cigarro, olhou firme para Gomercindo e jogou a fumaça em seu rosto. Isso foi o estopim para iniciar o tiroteio, levando os mesmos a se alvejarem mais de 10 vezes, o que levou os dois a óbito.

Nesse mesmo anos de 1924, Dr. Oscar fundou a Colônia Santa Bárbara do Prata, que ficava entre Bituruna e Pato Branco no Paraná. Essas terras foram adquiridas pela Empresa Colonizadora Santa Bárbara do Prata, de sua propriedade e outros sócias de Nova Prata e Alfredo Chaves. O mesmo foi feito no munícipio do Prata, onde adquiriu as terras da Fazenda da Pratinha, trazendo de Garibaldi e Bento Gonçalves vários imigrantes italianos e alemães.

Não temos ainda o ano que o Dr. Oscar Geyer faleceu, nem o local, mas notícias dão conta que foi em Guaporé. Seu legado deixado foi de suma importância para Nova Prata e região, além de Bituruna no Paraná, local que tem uma escola que tem seu nome como homenagem.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.