quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

ÓBITO DE DONA MESSIAS OSÓRIO DE ALMEIDA

Dona Messias Osório de Almeida era filha de José Bento Osório e de Dona Escolástica Joaquina Alves de Araújo, nasceu em Curitiba, foi casada com o Coronel Benedicto Abranches de Almeida, chefe das tropas de Gumercindo Saraiva no Paraná, em resistência aos legalistas, os Pica Paus como eram chamados. Ambos participaram do histórico Cerco da Lapa em 1894, uma verdadeira batalha sangrenta que durou 26 dias.
Dona Messias era também irmã de meu bisavô Francisco Bento Osório, que morou em Curitiba, onde nasceu e viveu até sua juventude, tendo mais tarde mudado para a cidade de Palmeira, no Paraná. Depois disso Francisco mudou para o Pontão, Lagoa Vermelha, onde em 1878, casou com Anúncia Machado Mendes de Araújo, vindo a ficar viúvo em 1905. Entre 1907 e 1909, o mesmo mudou para vila de São João do Herval, hoje Nova Prata. Em 01/12/1910, casou pela segunda vez com a viúva do Coronel Silvério Antônio de Araújo, Dona Placidina Vieira Gonçalves de Araújo.


Dona Messias faleceu em Curitiba, no dia 04/07/1933, foi velada na Capela da rua Conselheiro Laurindo e sepultada no Cemitério Municipal São Francisco de Paula de Curitiba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.